Total de visualizações de página

sábado, 30 de abril de 2011

Meu caminho pessoal em direção às Mandalas

Mandala da Lua



Faz oito anos que comecei a estudar Mandalas com a artista plástica Adriana Leonel. Foi um encontro muito profundo e verdadeiro em minha vida. Adriana é uma pessoa extremamente especial e muito mais que uma artista virtuosa e competente é uma professora exemplar, dedicada, alegre e inspiradora. Comprometida, nada ensina que não tenha antes desenvolvido um conhecimento profundo. Além disso é de uma generosidade ímpar, sempre pronta a dividir, compartilhar suas ideias, e seus conhecimentos de materiais e técnicas. Ela não guarda segredos e certamente por isso quanto mais ela oferece mais recebe. Em 2003, quando procurei Adriana para começar a estudar Mandalas, eu estava abrindo mão de uma longa carreira universitária como docente, mestre e doutora em Enfermagem. Uma carreira na qual não fui feliz. 
Comecei a fazer as aulas no Espaço Cultural da Loja de Materiais Artísticos e de Engenharia Lino Strambi. Poucos meses depois fomos para o Ateliê na casa da Adriana, onde tínhamos um espaço mais nosso, mais adequado às necessidades de introspecção de uma mandalista. Naquela época eu já sentia um entusiasmo particular, uma ansiedade que começava logo que saia de uma aula na expectativa da próxima aula. Aquelas horas que passava no Ateliê aprendendo eram quase de uma ausência em relação ao mundo externo, uma quase total introspecção. 
Dois anos depois, com incentivo da Adriana procurei uma professora de desenho, Anne Frenchi e em seguida frequentei outros ateliês de artistas locais como Ubirajara Júnior, Renata Leite e Roque Pandinne. Com estes artistas aprendi técnicas de desenho à carvão e grafite, desenho observacional, pintura a óleo e acrílica. Em 2005, tive um acidente vascular cerebral que me impediu de continuar fazendo minhas Mandalas por vários meses. Mais tarde, no final de 2007 decidi voltar a estudar e fazer o curso dos meus sonhos de juventude, Filosofia, que terminei em dezembro de 2010. Em maio daquele ano, senti como se tivesse sendo chamada a me dedicar novamente às Mandalas com regularidade. Agora eu já podia vê-las à luz de toda uma formação filosófica. Um dia procurei a Adriana e ela me recebeu com seu modo sorridente, afetuoso e carinhoso de sempre e voltei a fazer aulas regularmente.
Mais recentemente Adriana havia fundado o Grupo ALEN de pesquisa, estudo e arte em mandalas. Participamos de Seminários mensais em que estudamos: Astrologia, Numerologia, Simbologia, Religiões, Geometria, Cores, Radiestesia, técnicas artísticas variadas e utilização dos mais variados materiais. Ao final de cada encontro levamos muitas tarefas para fazer em casa como execução de Mandalas com as novas técnicas aprendidas, assistir e elaborar resumos de filmes e outras leituras. Também temos aulas semanais nas quais nos dedicamos a projetos pessoais de elaboração de Mandalas. Para o nosso grupo a execução de Mandalas vai muito além de um projeto estético, uma vez que sabemos que estamos lidando com troca de energias e procuramos vibrar com as energias mais sutis, sensíveis, positivas. Isso exige de cada uma de nós a busca de uma conduta diária de elevação espiritual.
Posso dizer que percorri um longo caminho até chegar às Mandalas, mas sei que ele foi necessário. Eu precisava aprender sobre o silêncio, a organizar meus pensamentos, sobretudo precisava da maturidade para poder me entregar de corpo e alma à magia da arte dos círculos.

5 comentários:

  1. Que bom ler suas lindas palavras e depoimento sobre seu caminho pessoal. Gosto muito de mandalas. Um abraço! Cristina

    ResponderExcluir
  2. Que linda sua trajetória artística! Bjs iluminados!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pelo carinho Cristina e Maria Célia. Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Olá, Marina . Obrigada pelos elogios, agradeço de coração.Como tudo que voce faz com tanta dedicação e capricho, tudo aqui está perfeito, e as mandalas lindas completam.A cor não poderia ser outra ,esta voce. ADOREI beijo DRI

    ResponderExcluir
  5. Dri, você sabe a importância de sua presença na minha vida desde que nos encontramos pela primeira vez. E eu serei grata para sempre. A sua aprovação é fundamental para mim e fico muito feliz que tenha gostado de tudo por aqui e volte sempre. Muitos beijos de paz para você.

    ResponderExcluir